View Calendar
2020-07-13 20:30 - 22:00
ICPOL
Phone:(48)33651361
Address: Rua Professor Ayrton Roberto de Oliveira, 32 - Itacorubi, Florianópolis - SC, Brasil

O Núcleo de Pesquisa sobre Psicose prosseguirá com sua investigação sobre o que há de novo na leitura e na operatividade dos conceitos de transferência e interpretação, a partir das coordenadas trazidas pela clínica borromeana de Lacan. Ao propor o sinthoma como resto irredutível de gozo opaco que escapa ao sentido, Lacan insere uma diferente perspectiva para a prática analítica: desloca a referência à linguagem para lalíngua, desloca a transferência sustentada no inconsciente estruturado como linguagem para apreendê-lo em sua vertente real. Assim, contando também com as propostas de trabalho do XII Congresso da AMP e do XXIII Encontro Brasileiro do Campo Freudiano, queremos investigar as consequências dessas diferentes perspectivas aventadas por Lacan sobre a forma como se analisa hoje.

O trabalho de pesquisa teórico e as discussões de casos clínicos têm nos permitido tocar o vivo da experiência clínica, apostando na presença do analista como aquele que, ao suportar desconsistir o Ideal de supressão do sintoma tão presente em nossa época, possa dar lugar ao furo e ao sinthoma do falasser como modo de inventar uma vida conforme sua singularidade. Ao operar desse lugar, de constatação do gozo, como pensar a interpretação possível, a partir da clínica das psicoses, na qual o saber não está referido ao Outro? Que estatuto dar à interpretação, sustentada num amor de transferência, cujos contornos são o muro da linguagem? E ainda, dentro dessa perspectiva, como pensar o sonho na psicose?

Encontros

  • Início: 23 de março de 2020
  • Datas: nas 2as e 4as segundas-feiras de cada mês (março: 23; abril: 13, 27; maio: 11, 25; junho: 08, 22; julho: 13; agosto: 10, 24; setembro: 14, 28; outubro: 26; novembro: 09, 23; dezembro: 14)
  • Horário e local: das 20h30 às 22h, na sala 502 do ICPOL-SC
  • Mensalidade: R$ 60 ao mês
  • Responsáveis: Carolina Maia Scofield (maia.carolina@yahoo.com.br), Adriana Rodrigues (adriana-dri@hotmail.com), Maria Teresa Wendhausen (mariatwend@gmail.com), Mariana Zelis (marianazelis@hedobrasil.com.br)