View Calendar
2020-06-18 20:30 - 22:00
ICPOL
Phone:(48)33651361
Address: Rua Professor Ayrton Roberto de Oliveira, 32 - Itacorubi, Florianópolis - SC, Brasil

Anunciamos a criação de um espaço de trabalho sobre o que ressoa da conexão entre dois campos de saberes, a psicanálise e a literatura, seus encontros e seus desencontros. Servindo-nos das concepções do ensino de Lacan e da obra literária, nos permitiremos interrogar, não somente como um texto pode incidir no sujeito, tocando com sua letra as marcas de seu gozo, quanto também como o texto escrito, por meio do vivo da letra, adquire potência suficiente para servir de paradigma de modelos estéticos para a psicanálise. Podemos dizer, então, que a literatura toma a dianteira com relação à psicanálise, interpretando-a. Isso coloca em cena as noções de objeto a, de vazio, de letra e gozo, do real e de sua relação com a linguagem, do estilo e discurso e nos instiga a questionar “o que é a literatura e o que ela pode ensinar para a clínica psicanalítica?”.

Em “A vida dos homens infames”, Foucault nos diz que a literatura faz parte de um sistema de coação que tem o poder de deslocar as regras e os códigos, criando efeitos de verdade. Contudo, Lacan aponta ao fracasso da psicanálise quando ela se propõe a extrair da literatura a verdade do sujeito. É preciso situar o ponto em que a inventividade literária, sobretudo na literatura de vanguarda, demonstra a borda de um furo no saber, de um vazio central ou, como em Joyce, mais radicalmente, do fora-do-sentido. Assim, talvez possamos acompanhar o percurso que faz Lacan, movido pelo desejo declarado de transformar, por meio da leitura psicanalítica, literatura em lituraterra, quer dizer, abordar um escrito, não por seu efeito de verdade, mas pelo efeito de rasura que ele produz, por aquilo que ele porta de ilegível.

Convidamos todos os que se sentem convocados por esse tema a participar do Núcleo, que inicialmente trabalhará o tema da “Ficção”.

Encontros

  • Início: 02 de abril de 2020
  • Datas: nas 1as e 3as quintas-feiras de cada mês (abril: 02; maio: 07, 21; junho: 04, 18; julho: 02; agosto: 06, 20; setembro: 03, 17; outubro: 01, 15; novembro: 05, 19; dezembro: 03)
  • Horário e local: das 20h30 às 22h, na sala 502 do ICPOL-SC
  • Mensalidade: R$ 60 ao mês
  • Responsáveis: Eneida Medeiros Santos (eneidamedeiros62@gmail.com), Gresiela Nunes da Rosa (gresielanr@gmail.com), Gustavo Ramos (gustavofloripa16@gmail.com)