• (48)3222-2962
  • R. Prof. Ayrton Roberto de Oliveira - Itacorubi, Florianópolis - Ed. Laguna Corporate Center - Térreo
Início    Cursos, Núcleos e Ateliês

Cursos de Longa e Curta Duração

Cursos de longa duração

A Diretoria de Ensino realiza suas atividades através de cursos de curta e de longa duração, especialmente através do Curso de Psicanálise de Orientação Lacaniana – CPOL.

O CPOL é um curso de longa duração (três anos) que tem por objetivo transmitir os conceitos psicanalíticos fundamentais das obras de Freud e de Lacan. Ainda que a formação do analista inclua o estudo da teoria psicanalítica, ela também requer outros dois vetores, ou seja, a análise individual e a supervisão da prática analítica. É por isso que o CPOL não pode ser considerado um “curso de formação em psicanálise”. O CPOL apresenta um convite para estudar, por um lado, os conceitos fundamentais das elaborações de Freud e de Lacan e, por outro, a clínica psicanalítica que se sustenta e se orienta por essas elaborações.

As aulas do CPOL são semanais (aos sábados) e totalizam uma carga horária de 370 horas/aula. O programa de cada ano está organizado em módulos com conteúdos que variam conforme as experiências tanto dos participantes quanto dos ensinantes. No primeiro ano, os módulos giram em torno da teoria e da clínica freudiana, ao passo que nos dois anos seguintes eles se dedicam à teoria e à clínica lacaniana. No fim de cada semestre, os participantes são convidados a escrever um pequeno texto, na companhia de um ensinante-orientador, a fim de articular alguns dos conceitos trabalhados.

Os antecedentes do CPOL começam por volta do ano de 2000, antes mesmo da fundação da Seção SC da Escola Brasileira de Psicanálise, quando, ainda Delegação Geral SC e mais tarde Delegação SC da EBP, organizou-se um Curso de Teoria Psicanalítica. Inicialmente, ele contava com apenas um ano de duração, até que se decidiu por incorporar um segundo ano. Essa foi uma experiência de trabalho especialmente interessante, na medida em que ensinou muito sobre aquilo de que se trata na transmissão da psicanálise. Foi à luz dessa experiência e de acordo com os avanços na formação dos ensinantes, que surgiu o desejo de acrescentar um terceiro ano na duração do curso. A partir desse momento, ele passou a ser chamado de Curso de Psicanálise de Orientação Lacaniana.

Núcleos de Pesquisa

Núcleo de Pesquisa em Psicanálise e Cultura

O Núcleo de Pesquisa em Psicanálise e Cultura no ano de 2021 dará continuidade ao estudo sobre os traumatismos contemporâneos...

Núcleo de Investigação Psicanalítica em Toxicomania e Alcoolismo – NIPTA

O NIPTA tem o intuito de promover a conversação e pesquisa no campo da clínica das adicções. Falar de drogas hoje...

Núcleo de Pesquisa sobre Psicose

O Núcleo de pesquisa sobre psicose continuará este ano trabalhando a clínica borromeana orientado na operatividade para verificar e localizar...

Núcleo de Pesquisa e Investigação Clínica de Psicanálise com Crianças – Pandorga

O Núcleo Pandorga, que tem sua pesquisa ligada a Nova Rede Cereda Brasil, segue seu trabalho com as questões sobre...

Núcleo de Pesquisa em Psicanálise e Literatura

No último ano, quando inauguramos o Núcleo de pesquisa em psicanálise e literatura, partimos da pergunta "O que é a...

Ateliês de Leitura

Em breve.