De 2024 até 2025, a investigação do Núcleo Pandorga acompanhará os sonhos e fantasmas na criança e no adolescente, tema da 7ª Jornada do Instituto Psicanalítico da Criança do Campo Freudiano. Tendo discutido os pais exasperados e o terrível das crianças, o estatuto do pai e as incidências do discurso analítico entre 2021 e 2023, o Núcleo pretende em 2024 se formar sob a lógica do fantasma (ROY, 2023), fazendo referência ao Seminário 14 de Lacan recém-publicado. Nossa orientação perpassa a ideia de que o fantasma está em construção na infância e que a fala da criança tem o mesmo valor do significante do sonho, fazendo “o sujeito nascer ao mesmo tempo para a realidade e para o desejo” (idem).
Nesse contexto, algumas questões de pesquisa aparecem: seria possível considerarmos as ficções da criança ao pé da letra e os sonhos como um possibilidades de investigação? Como podemos pensar a fabulação e o desejo nessa construção ficcional das crianças e adolescentes no encontro com o discurso analítico? Qual a relação do fantasma com as ficções e as fabulações? Quais os recursos que a criança tem para tratar o real e, além disso, esse seria o ponto de articulação entre sonhos e fantasmas?
Nesse sentido, propomos um percurso inicial de trabalho do Núcleo visando acompanhar os movimentos conceituais na obra de Freud, Lacan e demais autores da orientação lacaniana acerca do conceito principal de “fantasma” e temas próximos, como “fantasia”, “sonho”, “desejo”, “objeto a”, “trajetos pulsionais” e “repetição”.
- Coordenação: Maria Luíza Rovaris Cidade e Marcia Frassão
- Inscrições: malurcidade@gmail.com
- Encontros: 2as e 4as terças-feiras de cada mês
- Início: 12/03/2024
- Horário: 20h30-22h
- Encontros exclusivamente presenciais
- Datas:
- Março: 12 e 26
- Abril: 9 e 23
- Maio: 14 e 28
- Junho: 11 e 25
- Julho: 9
- Agosto: 13 e 27
- Setembro: 10 e 24
- Outubro: 8 e 22
- Novembro: 12 e 26