Toxicomania e psicoses ordinárias – da “ajuda contra” aos manejos possíveis.
Como manejar a direção da cura no tratamento das toxicomanias, quando o Outro não opera como o Outro da linguagem, mas como corpo?
Jésus Santiago em seu livro A Droga do Toxicômano apresenta a tese de que nas clínicas das adições a contraposição do esquema neurose (P – Φ) e psicose (Pº – Φº), esquema clássico da psicanálise, não dá conta de responder à clínica das adições. Se faz necessário admitir que parece haver uma falha na significação fálica, um furo, mas sem necessariamente haver a forclusão do NP. Assim sendo propõe a escrita do seguinte esquema (P – Φº). Concomitantemente e/ou consequentemente, sugere-se que nas adições o Outro está enquanto corpo.
Uma das orientações ventilada por Jésus, que se apresenta como uma primeira pista à provocação da pesquisa deste ano, é a “aplicação da clínica das psicoses ordinárias à clínica das adições.” Considerando que há uma via a seguir para o analista em face do toxicômano “É o que Lacan denomina, no âmbito do seu último ensino, analista sinthoma, concepção que ele explica mediante a expressão “ajuda contra”. Quando o sintoma é refratário à complementação pelo saber e, simultaneamente, apresenta a mesma consistência de furo que se desprende do real ininterpretável, essa ajuda vai contra o inconsciente que se apoia no Nome do Pai e se orienta no furo que consiste na inexistência do Outro do Outro, para ir além do pai, sob a condição de saber se servir do furo. A “ajuda contra” constitui-se, assim, no meio possível para fazer valer a função de enodamento do analista nas toxicomanias, pois está munido do não-todo, única chance de agir sobre o gozo à deriva e sem limites próprio a essas formas sintomáticas contemporâneas”.
Para além desta preciosa orientação, na qual pensaremos as diferentes intervenções do analista e modos de enodamentos, nos propomos o esforço de trabalho em dialogar com o tema do XXV Encontro Brasileiro do Campo Freudiano deste ano: Os corpos aprisionados pelo discurso…e seus restos.
- Coordenação: Leonardo Mendonça e Mauro Agosti
- Equipe de trabalho: Daniel Félix
- Inscrições: drmauroagosti@gmail.com
- Encontros: 1as e 3as segundas-feiras de cada mês
- Horário: 20h às 21h30min
- Início: 18/03/2024
- Datas:
- Março: 18
- Abril: 1 e 15
- Maio: 6 e 20
- Junho: 3 e 17
- Julho: 1
- Agosto: 5 e 19
- Setembro: 2 e 16
- Outubro: 7 e 21
- Novembro: 4 e 18